egun
A palavra Egun significa "espirito" e é usada para descrever a energia de pessoas mortas.
Dentre esses espiritos existem os Egungun e os Babá Egun ou Egun Agbá, que sao os espíritos de homens que foram sacerdotes do candomblé ou do culto a egun, e apos o ritual do axexê voltam para terra vestindo as suas roupas cerimoniais. Reza a lenda que foi o Orishas Oyá que costurou a mão a primeira roupa de Egun, a chamada vestimenta Ekú , pois este culto vem do reino de Oyó, e Shangô seria o Patrono desse culto ancestral.
No Brasil o culto principal à Egungun é praticado na Ilha de Itaparica no Estado da Bahia mas existem casas em outros Estados.
O culto a babá Egun é muito raro e sigiloso.
Aqui os tipos de Egun:
Aparaká: São espírito jovens e confusos. São mudos e desregrados. podem ser maléficos, nao usam Ekú.
Egun Agbá: O Egun ancestral, que veste Ekú e dançam em homenagens a seus parentes e seus Orishas. Fala com voz Grossa e rouca. Somente um Ojé pode compreender as mensagens de Egun Agbá. Este deve ter tido uma morte pacífica, tem que ter deixado este mundo na hora certa para poder voltar em paz.
Egun Ará Ayê: é extremamente perigoso. É alguém que teve a vida interrompida antes da hora ou sofreu morte violenta ou sofrida. Volta com grande ira e causa muitos problemas. Seria comparado a um "demônio" do cristianismo.
Egun de Zangbeto: são muito velhos, na cidade de Zangbeto sao feitas pequenas tendas de palha da Costa, onde sao colocados objetos sagrados do egun. Essa tenda de palha tem uma aparência semelhante ao Orisha Omulu, porém nao existe ligação entre eles. Esta roupa tem a mesma função do Ekú, os Eguns se manifestam e as movimentam