CAMINHOS RELIGIOSOS DA NAÇÃO AFRO-BRASILEIRA
CAMINHOS RELIGIOSOS DA NAÇÃO AFRO-BRASILEIRA
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAC – Universidade Federal do Acre, para a disciplina de Seminário de Humanidades II e a professora Drª. Elizabeth Miranda de Lima.
RIO BRANCO, AC.
2014
CAMINHOS RELIGIOSOS DA NAÇÃO AFRO-BRASILEIRA
Este trabalho tem como finalidade o conhecimento e o reconhecimento de como as religiões de matriz africanas influenciaram a formação da nossa cultura, língua, modos e costumes o que nos revela a importância de seu ensinamento nas escolas não como simples religião mas como elemento cultural histórico.
De onde vieram seus precursores?
Todos sabemos que vieram de várias partes da África trazidos como escravos, a segundo registros históricos partir de 1525.(Reginaldo Prandi/p.52,2000) Eles vinham em grupos que se subdividiam segundo a autora Carmen S. Prisco (2012,p.1): Bantus, dividiam-se em, angola congoleses e moçambiques com origem no que hoje representa Angola, Zaire e Moçambique, centro-sul da africa o destino era, Maranhão, Pará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo. Iorubas ou Nagôs -sudaneses dividiam-se em, iorubas, jejes e fanti-ashantis, em do sudoeste da africa o que hoje seria, Nigéria, Daomei e Costa do Ouro e seu destino geralmente era a Bahia. Guineanos sudaneses Muçulmanos dividiam-se em quatro subgrupos: fula, mandinga, haussas e tapas, tinha a mesma origem e destino dos sudaneses, e eram convertidos ao islamismo. Fon – a maior expressão histórica, política e social do povo se expressou no Benin através do Reino do Dahomey e na Diáspora africana através do vodun. Como sabemos quando eram vendidos aqueles que tinham faziam parte do mesmo grupo tinham a mesma língua e religião eram separados para que pudessem ser subjugados sem resistência.
QUAIS AS PRIMEIRAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRA?
No Rio Grande do Sul