Ciclo circadiano
Ciclo circadiano é basicamente o relógio biológico, ele é influenciado pela luz solar e a temperatura. O ciclo circadiano regula todos os ritmos materiais (psicológico sendo influenciado pela digestão ou estado de vigília, e também regula o crescimento e renovação das células).A parte do cérebro que é o “relógio” se chama núcleo supraquiasmatico, a denominação “supra” vem de este “relógio” estar acima do quiasma óptico (é a intersecção dos canais oculares).
Pesquisas mais recente demonstraram que o ciclo também esta relacionado às marés, ciclo lunar e dinâmica climática da terra através de correntes eólicas e marítimas (ponto importante, a noção dos animais a cerca da migração, sendo assim o ciclo circadiano não se resume a fisiologia, mas também a astronomia, geologia e ecologia). É importante destacar que o ciclo circadiano ativa mais expressivamente um órgão do corpo a cada 2 (duas) horas em média, sendo assim um órgão acaba recebendo mais energia do que os outros.
À cerca da temperatura, foram feitas pesquisas pela psiquiatra Helena Calilda Unifesp em 1996 sobre o peso do clima no cotidiano de 750 habitantes, revelou que o verão é um alivio do inverno, e quase 50% disseram ter sofrido incômodo físico e psicológico concentrado nos meses mais frios, junho, julho e agosto, reclamaram de perda de vitalidade, desânimo, mal-estar, melancolia e depressão. E no verão as pessoas se sentem mais felizes, eufóricas, entusiasmadas e agitadas, e com essa euforia “adicional” no verão são registrados, sempre, mais homicídios, furtos, suicídios e agressões do que no inverno, sendo assim tendo uma oscilação dos ânimos das pessoas de acordo com as estações.
Sono
O sono é um estado de imobilidade parcial, durante o qual estamos parcialmente “desconectados” do ambiente que nos rodeia, mesmo assim o cérebro está ativo, e irá oscilar entre 3 (três) modos de funcionamento: o sono lento, o sono paradoxal e a vigília. Durante o sono são executados e desenvolvidos