Sociologia: história e desenvolvimento.
Sociologia: História e Desenvolvimento.
Por: Daiane Batista de Souza
Nesse texto o autor foca o objetivo do estudo da sociologia que segundo o mesmo seria a relação entre o individuo na vida grupal e como suas ações interferem no comportamento da sociedade. O texto apresenta a sociologia como uma ciência que estuda as unidades que formam a sociedade a qual surgiu por volta do século XIX buscando resolver questões sociais em meio à transição da sociedade feudal para o capitalismo. È analisado o Positivismo como uma corrente filosófica que explica ocorrências usando a razão.
O texto também apresenta Saint Simon um dos precursores da sociologia, para Simon o avanço tanto da ciência como da religião e moral poderiam determinar a mudança social. Mais adiante foi apresentado August Comte o qual após haver trabalhado como assistente de Simon desenvolveu a idéia de que um esquema sociológico positivista e lançou a idéia de que toda vida humana teria atravessado as mesmas fases histórica, seriam espécie de estágios; primeiro Teológico, segundo metafísico e último o Positivo o qual seria o ideal humano. Essa linha de pensamento teria influenciado muitos autores posteriormente, autores como: Ward, Espinas, Durkeim entre outros além de influenciar países latinos americanos como nosso país Brasil tendo grande participação na proclamação da República e acepção da nossa bandeira com o lema Ordem e Progresso.
Os positivistas conceberam a sociedade como um mecanismo ajustado de partes agregadas e lógicas que trabalhavam harmoniosamente, conforme um modelo físico ou mecânico de organização. Eles adotaram a lógica dos procedimentos de investigação das ciências naturais, como a Física, Química e Biologia.
Émile Durkheim, sociólogo Francês, viveu em meio a Primeira