Historia e desenvolvimento da sociologia
Neste tópico, percebemos questões básicas da necessidade de um indivíduo, essencial para sua satisfação. A tensão que existe entre o desejo do indivíduo e o que a sociedade tem para oferecer, formam questões cientificas e filosóficas. A pessoa é questionada se age por impulso ou pressão e dependendo de sua escolha, não se importa ao que a sociedade pensa ou age de acordo com o grupo ao seu redor. Na maioria das vezes, isso traz circunstâncias sociais. As questões que envolvem relações entre um grupo de pessoas na vida coletiva, gera o objeto de estudo da Sociologia.
TEORIAS SOCIOLÓGICAS (SÉCULO XIX EUROPA)
Diversas situações onde as causas não são encontradas na natureza ou na vontade individual, a sociologia volta-se o tempo inteiro para as dificuldades enfrentadas por uma pessoa no convívio de uma sociedade.
OBJETO DA SOCIOLOGIA: A RELAÇÃO INDIVIDUO E SOCIEDADE
Os cientistas sociais tentavam explicar ações da motivação de cada um, podendo ser usadas em ações coletivas para classificar o comportamento de diferentes grupos. O conceito de individuo atual veio da modernidade da burguesia europeia. O individualismo foi marca de sua expressão na época, impondo que a pessoa é independente e não está sujeito às influências da sociedade que faz parte. Emprega visão mecanicista da filosofia e da ciência. Pensavam que a matéria era tudo. O mundo material era a maquina que movia as engrenagens das vidas humanas junto ao cosmos. Fenômenos mais complexos eram entendidos reduzindo os componentes básicos da situação e investigando os mecanismos que faziam interagir aos fatos.
A Sociologia:
Nasceu na Europa capitalista. Foi a reação contra a individualidade por parte da teoria da econômica liberal da época, com ação coletiva e social. O homem passou a ser visto inserido na sociedade e nos grupos sociais, no ponto de vista sociológico.
Sociologia x CONFLITOS ENTRE CLASSES SOCIAIS
A crise econômica durante a