Historia e desenvolvimento da sociologia
As relações sociais
• Os indivíduos estabelecem relações entre si voltadas para a resolução de problemas práticos ou abstratos, que vão da satisfação das necessidades vitais básicas à solução de intrincadas questões científicas ou filosóficas. • Há uma tensão permanente entre os impulsos que partem das necessidades do indivíduo e as demandas que provêm da sociedade. Exemplos: “Você agiu por impulso pessoal ou por pressão do grupo?" - "Eu agi por minha conta e risco, não dou importância ao que os outros pensam!" Ou, - "Eu agi de acordo com o grupo, dou muita importância ao que os outros pensam!" • Embora haja escolhas pessoais de vida embutidas nessas interações, elas correspondem quase sempre a circunstâncias sociais. • As questões que envolvem a teia de relações existentes entre os indivíduos na vida coletiva configuram, portanto, o objeto de estudo da Sociologia.
Teorias sociológicas (século 19 – Europa): interesse para o problema da relação dos indivíduos entre si e com a sociedade.
Situações cujas causas não são encontradas na natureza ou na vontade individual, mas antes devem ser procuradas na sociedade, nos grupos sociais ou nas situações sociais que as condicionam. É tentando explicar essas situações que a sociologia colocará como básico o relacionamento indivíduo e sociedade. A sociologia volta-se o tempo todo para os problemas que o homem enfrenta no dia-a-dia de sua vida em sociedade.
OBJETO DA SOCIOLOGIA: A RELAÇÃO INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Os cientistas sociais:
estavam interessados em explicar como ações vindas da motivação individual podiam ser cotejadas com ações coletivas, como normas de conduta coletiva eram incorporadas e internalizadas pelos indivíduos, e como a práxis coletiva determinava o comportamento de diferentes grupos sociais.
O conceito de indivíduo atual:
é fruto da modernidade burguesa européia, que cunhou o