Para que história da educação
Autor: Antônio Nóvoa
Volume: 01
ITU, 2013
Para o pedagogo é fundamental conhecer a História da Educação, para assim ter um senso critico principalmente neste momento em que o mundo passa por tantas mudanças em todos os seguimentos, novas “modas”. Deparamos-nos com mudanças de teorias, técnicas reformas educacionais e etc.
A fim de compreender estas mudanças, aceitar e até mesmo ter uma visão critica a fim de entender as mudanças e até mesmo discernir o que é certo ou o que está demais, precisamos ter conhecimentos dos acontecimentos passados, ter conhecimento sobre educação tradicionalista, saber a importância da religião para a construção dos primeiros sistemas educacionais,
A História da Educação nos ajuda a formar novos conceitos sobre as mudanças e novas teorias inovadoras apresentadas atualmente que na maioria das vezes tem suas raízes em metodologias do passado.
Atualmente a sociedade está voltada para as novidades, “o que esta na moda” em todos os seguimentos, incluindo a Educação.
Temos muitos métodos, novas técnicas, reformas educacionais, onde a sociedade em geral vê de forma positiva.
A compreensão e o conhecimento da história da Educação é maneira mais eficaz para termos consciência dos atuais métodos e tecnologia e, assim ter uma crítica construtiva sobre esse “modismo”
Precisamos compreender que são tempos de globalização onde há muitas ideias, alturas além, da religião, etnias e culturas.
A história da educação nos auxilia a entender essas mudanças, a influência que ocorrem nos dias de hoje assim o educador pode criar uma auto crítica em relação ao modismo pedagógico analisar a forma critica nossa posição na sociedade e compreender e aceitar