trabalho economia seminario
O socialismo é um sistema político-econômico criado no século XIX, diverso do liberalismo e capitalismo. O conceito foi criado para banir a ideia de uma sociedade onde o trabalhador tinha baixo salário , com uma enorme jornada de trabalho e entre outros fatores. Nesse sentido o socialismo propõe que a propriedade privada dos meios de produção e o poder por parte do proletariado e o controle do Estado tenha a divisão igualitária.
Os precursores do socialismo foram Saint-Simon(1760-1825), Charles Fourier(1772-1837), Louis Blanc(1811-1882) e Robert Owen(1771-1858),conhecidos como criadores do socialismo utópico. Outros que se encaixam no socialismo cientifico são Karl Marx e Friedrich Engels.
As ideias socialistas entraram em vigor somente por volta do século XX. O primeiro pais a implantar o socialismo foi a Russia.
Um dos principais aspectos os socialistas são:
• Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria.
• Não existem classes, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades.
• Economia planificada: corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como um todo.
O socilismo permanece em alguns países ate os dias atuar e é conhecido por socialismo real. Após o declínio do socialismo, a partir de 1991 com a queda da União Soviética, o sistema perdeu sua força, atualmente poucos países como China,Vietnã, Coreia do Norte e Cuba são socialistas. O que é capitalismo? (definição breve)
O capitalismo é o sistema em que os meios de produção (terra,fábricas,máquinas,edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada. Antes do capitalismo o sistema que predominava era o feudalismo, cuja a exploração era das