Ufg plano de ensino feb 2013/1
1. EMENTA:
Os ciclos extrativistas do açúcar, da mineração e do café. Crise da economia colonial e do trabalho escravo. Decadência do café a partir dos anos 30. Primórdios da industrialização no Brasil e sua continuidade no pós-guerra. A formação do grande mercado consumidor interno. O papel do setor agrícola, do capital estrangeiro e do Estado brasileiro no desenvolvimento urbano-industrial. 2. OBJETIVOS: 2.1 Objetivo Geral:
Apresentar uma retrospectiva geral da Formação Econômica do Brasil, destacando os acontecimentos mais importantes e suas repercussões.
Oferecer aos acadêmicos do curso de Ciências Econômicas um conjunto de informações teóricas e históricas que lhes propicie uma reflexão crítica sobre a realidade socioeconômica do Brasil dos ciclos extrativistas até o seu desenvolvimento urbano-industrial.
2.2 Objetivos Específicos:
Proporcionar uma leitura criteriosa sobre os aspectos econômicos, oferecendo aos acadêmicos, subsídios para análise das mudanças ocorridas no período a ser estudado em termos do sistema de produção e seus reflexos econômico-sociais e econômico-políticos.
Destacar interfaces entre a disciplina de Formação Econômica do Brasil com as outras disciplinas do curso de Economia no processo do entendimento das questões do Desenvolvimento Econômico-Social.
2 CONTEÚDO
UNIDADE I – FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA OCUPAÇÃO TERRITORIAL 1. Orientações para o Artigo