Religião
Hinduísmo
Goiânia, Maio 2013 RODRIGO BARROS DE SOUSA WEINER
CLEIBER
Hinduísmo
Pesquisa requisitada pela Profª.:(a) Sandra à Pontifícia Universidade Católica de Goiás no Curso de Ciências Contábeis para a disciplina de Teologia para aprendizagem e obtenção parcial de nota.
Orientador: Sandra
Goiânia, Maio 2013
Introdução O hinduísmo é uma religião da Índia, mas tem muitos adeptos também no Nepal, m Bangladesh e no Sri Lanka. Depois de muitos anos de domínio colonial britânico, em 1947 a Índia se tornou uma república independente: um Estado secular (não religioso), com uma constituição que garantia direitos iguais para todas as denominações religiosas e proibia qualquer forma de discriminação baseada em religião, raça, casta ou sexo. Hoje cerca de 80% da população da Índia é hinduísta, 10% muçulmanos e 4% cristã.
Em 1947, a tensão entre hinduístas e muçulmanos em razão da independência da Índia resultou na criação do Paquistão como um Estado muçulmano separado, dividido em duas partes distintas, o Paquistão do Leste e o Paquistão do Oeste. Depois da guerra de 1971 entre a índia e o Paquistão, o Paquistão do Leste tornou um Estado independente com o nome de Bangladesh.
Diferentemente das outras religiões mundiais (budismo, cristianismo e islã), o hinduísmo não tem fundador, nem credo fixo e nem organização de espécie alguma. Projeta-se como a “religião eterna” e se caracteriza por sua imensa diversidade e pela