Biomedicina
Proteínas são macronutrientes constituídos por uma cadeia de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Possuem funções estruturais, de transporte, hormonal, de armazenamento e defesa. Diferenciam-se quimicamente das outras frações de nutrientes que constituem um alimento por possuírem um átomo de nitrogênio em sua composição.
A partir desta particularidade, pode-se determinar a quantidade de proteínas presentes nos alimentos. O método mais utilizado é pelo processo de digestão Kjeldahl, proposto em 1883 pelo mentor de mesmo nome. Este processo é constituído de três etapas, digestão, destilação e titulação. A proteína sofre uma hidrolise ácida e, assim a matéria orgânica é decomposta e o nitrogênio transformado em amônia. Sendo o conteúdo de nitrogênio das diferentes proteínas aproximadamente 16%, introduz-se o fator empírico 6,25 para transformar o numero de g de nitrogênio encontrado em número de g de proteínas.
Objetivos
Objetivo geral:
Conhecer as etapas do método de digestão de Kjeldahl, para determinar a concentração de proteínas na amostra.
Objetivo especifico:
Analisar as etapas de digestão, destilação e titulação da amostra, analisando detalhadamente cada uma a fim de compreender os processos a que a amostra foi submetida e como estes interferem na determinação da concentração proteica.
Materiais e métodos
Materiais:
- 1 béquer de 50 ml
- 2 Erlenmeyer de 250 ml
- 4 Tubos micro Kjedahl
- Leite em pó
- 1 Balança Analítica
- 1 Bloco Digestor
- 1 Destilador de Proteína
- 1l Solução de NaOH 40 %
- 1l Solução de H3BO3 a 2 % p/v
- 100 ml Vermelho de metila, 0,1 % em álcool
- 100 ml Verde de bromo cresol, 0,1 % em álcool
- Solução padronizada de HCL 0,02N
- Bureta de 50 ml com suporte
- 100 g mistura catalisadora: 96% de k2SO4, 4 % CuSO4.5H2O bem moídos e misturados
- 500 ml Ácido sulfúrico concentrado, com baixo teor de nitrogênio
Métodos
Foram pesados 200 g de leite em pó, 1,5 g de