religião
A ocorrência de um acidente ou incidente raramente é ocasionado apenas por um fator, mas sim por um conjunto de eventos que acabam levando a uma perda.
O tipo e o grau dessas perdas variam de acordo com a gravidade de seus efeitos, que poderão ser insignificantes ou catastróficos, gerando custos para a empresa.
Visando alcançar a menor quantidade possível de perdas, faz-se necessário conhecermos as causas que as geram, e, consequentemente, tentar evitá-las.
Usaremos então, o Modelo Causal de Perdas abaixo, para exemplificar a sequência em que um incidente pode acontecer.
Falta de controle
A falta de controle é o princípio da sequência de fatores causais que originam um incidente, que dependendo de sua gravidade, pode gerar poucas ou muitas perdas.
Por isso, o controle é uma das funções essenciais em uma administração efetiva, não importando o segmento que ela tiver.
Um bom administrador deve utilizar-se sempre de planejamento, organização, direção e controle de suas principais funções.
Ele deve conhecer os padrões, planejar e organizar o trabalho, de modo a satisfazê-los e guiar seu grupo de trabalho na satisfação e cumprimento desses padrões.
Avaliar seu próprio desempenho e o dos outros, avaliar os resultados e as necessidades e corrigir de forma construtiva o desempenho das mesmas.
As razões mais comuns para que ocorram a falta de controle são:
Um programa inadequado
É o desenvolvimento de um programa com quantidades insuficientes de atividades, que variam de acordo com a extensão, a natureza e o segmento da empresa.
Padrões inadequados do programa
É a formulação dos padrões de maneira pouco específica, pouco clara e/ou nível pouco elevado, não proporcionando às pessoas conhecerem o que é esperado delas e nem permitem uma medição significativa do grau de cumprimento dos padrões.
Cumprimento inadequado dos padrões.
É uma das origens da falta de controle, sendo uma das razões do fracasso no controle de