Religião
A religião é, sem dúvida, uma das características mais marcantes e distintivas do gênero humano. O homem, através da razão que o separa dos animais, é capaz dereconhecer e buscar por Deus. Essa busca, certamente sincera em boa parte dos casos, reflete-se em um modo de vida completamente particular e que, por certo, modifica o papel do homem na história.Este artigo considera, em particular, a influência do cristianismo no ocidente. Certamente de forma seleta e reduzida, já que o tema comportaria numerosos volumes.
As influências do catolicismo nahistória são abundantes em dimensão e em alcance. A mais visível delas, certamente, foi a propagação da doutrina crista no mundo, modificando definitivamente a Europa, em um primeiro momento, e orestante do mundo ocidental, mais recentemente (cerca de 500 anos).
A substituição do modo de vida pagão em Roma pelo cristianismo teve consideráveis conseqüências. A primeira delas foi o massacreacentuado de cristãos pelos pagãos, que não aceitavam a nova doutrina. O sangue dos mártires, entretanto, ao invés de desencorajar, encorajava ainda mais os cristãos a defenderem sua religião e a morrerempor ela. Tal fenômeno, atribuído a causas sobrenaturais, causou confusão aos pagãos, cujo modo de vida profundamente liberalizante não comportava uma visão tão desprendida da vida material quanto ocristianismo.
A palavra teologia vem da conjugação de TÉOS e LÓGOS, dois termos gregos. Poder-se-ia dizer que teologia é todo discurso acerca de Deus. Assim, por exemplo, foi denominadopor Aristóteles em seu livro “Filosofia Primeira”, que hoje conhecemos com o nome de metafísica. Para Aristóteles o TÉOS seria objeto de pesquisa da maior de todas as ciências: a ciência do serenquanto ser – esta que hoje denominamos de metafísica. Portanto, para ser estagirita – Aristóteles, a metafísica, ou seja, a filosofia primeira, é sinônimo de teologia.
Apesar de podermos falar deteologia em um sentido lato, tal