RELIGIÃO
Ainda segundo Hellern et al., as questões existenciais surgem em todas as culturas e formam a base de todas as religiões (Hellern, Notaker, Gaarder, 2000, 9). Segundo ele, Não existe nenhuma raça ou tribo de que haja registro que não tenha tido algum tipo de religião (Hellern et al., 2000, 9). Podemos perceber, portanto, o quanto essas questões são universais e intrínsecas ao homem. A fim de verificar a consistência de tal afirmação, buscamos dados sobre os primórdios da religião.
Religião – ETIMOLOGIA (pesquisa realizada no dia 28.10.07 no site http://www.etymonline.com/index.php?search=religion&searchmode=none)
Para Cícero, a palavra “religião” origina-se do latim relegare (re + legare) que, em língua portuguesa, significa “reler”.
Um estudo etimológico do final da Antigüidade e de muitos estudiosos modernos, associam “religião” ao latim religare (português “religar”), no sentido de 1.estabelecer uma obrigação entre; 2. uma relação entre humanos e deuses.
Uma outra origem possível provém do grego religiens, no sentido de cuidadoso (o contrário de negligente). Nesse caso, cuidadoso significa um sistema particular de