Redes Sociais
A ideia de ‘rede social’ não é nova nem atual, na verdade, é um conceito usado há já mais de um século para designaras relações estabelecidas entre elementos de um determinado sistema social. Mais recentemente, ouvimos falar deste conceito aplicado à internet, querendo o mesmo significar uma estrutura constituída por pessoas ou organizações que partilham interesses, motivações, valores e objetivos comuns. Este sistema de rede é criado e mantido através da comunicação partilhada pelos seus membros. Para alguns estudiosos, as redes sociais enquadram-se num conceito mais amplo de ‘media sociais’, pretendendo destacar a interação e a intervenção das pessoas. As Redes Sociais são o meio onde as pessoas se reúnem por afinidades e com objetivos em comum, sem barreiras geográficas e fazendo conexões com dezenas, centenas e milhares de pessoas conhecidas ou não. Já dizia Aristóteles, "O homem é, por natureza, um ser social". As pessoas necessitam uma das outras para viverem em plenitude e as redes sociais são apenas o reflexo desse desejo humano.
Qual a sua importância?
No mundo globalizado, a internet assume um papel cada vez mais importante para cidadãos e empresas. As pessoas ganharam mais liberdade para emitirem opiniões e também influenciarem milhares de outras pessoas.
Sites como Facebook e Twitter crescem cada vez mais no País e hoje são utilizados por empresas e organizações para divulgarem produtos e serviços, além de estreitarem o relacionamento com os clientes. As pessoas têm mais voz ativa na internet e podem realizar seu marketing pessoal e também de empresas. No entanto, a divulgação das empresas precisa ser feita por profissionais qualificados, monitorando a opinião dos clientes sobre a instituição e oferecendo respostas rápidas e completas.
As redes sociais são inteligentes, democráticas, velozes e segmentadas. As pessoas falam sobre seus gostos, tornando mais fácil para as empresas realizarem ações voltadas para seu público-alvo,