redes sociais
INFORMÁTICA
Odivelas, 28 de Outubro de 2013
Professor Jorge Santos
Alunas: Jéssica Gomes nº340 Maria Morais nº19 Maria Vitória nº410
Índice
Introdução ………………………………………………………………………………2
História ………………………………………………………………………………….3
Redes Sociais…………………………………………………………………………….4
Mas afinal, quais são as vantagens e desvantagens das redes sociais…………………...4
Conclusão ……………………………………………………………………………….6
Bibliografia …………………………………..………………………………………….7
Introdução
Uma Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, ligadas por um ou vários tipos de relações, que partilham objetivos Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade (buracos), possibilitando relacionamentos entre os participantes sem hierarquias.
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas dá-se através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações.
História
A ideia de rede social começou a ser usada há cerca de um século atrás, para designar um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional.
Em 1954, J. A. Barnes começou a usar o termo para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos tradicionalmente usados quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais: grupos bem definidos (ex.: tribos, famílias) e categorias sociais (ex.: género, grupo étnico).
Hoje nós vivemos na era digital, onde tudo é muito dinâmico e muitas informações são transmitidas de forma praticamente instantânea. Um dos meios de comunicação mais