Religião
Tema geral do trimestre: Epístolas aos Tessalonicenses
Estudo nº 01 – O evangelho chega a Tessalônica
Semana de 30 de junho a 7 de julho
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
Verso para memorizar: “Também agradecemos a DEUS sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a Palavra de DEUS, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como Palavra de DEUS, que atua com eficácia em vocês, os que crêem” (I Tess. 2:13, NVI).
Introdução de sábado à tarde O contraste entre “palavra de homens” e “palavra de DEUS” é que faz a diferença. A Bíblia não é meramente um livro escrito por seres humanos com base em seu conhecimento. Se assim fosse, seria algo incrível, pois como poderiam seres humanos ter tamanha coerência ao longo de seu texto, havendo dezenas de escritores? O que entendo ser mais impressionante na Bíblia é o seu poder profético. Pessoalmente sempre fui afetado pelas profecias bíblicas. Há dois grandes motivos: saber o que vem pela frente, e o principal, admirar o inexplicável poder de DEUS. Afinal, como pode alguém conhecer o futuro tal como o passado? Portanto, se existe alguém assim, que é DEUS, nesse posso confiar totalmente, pois tem poderes que não podemos compreender por completo. Então se agregue a isso o amor de DEUS, e a admiração por Ele só aumenta. Agregue-se ainda a vida de JESUS, que demonstra esse amor, e já não sabemos como entender a DEUS, pois ultrapassa a nossa capacidade de ser explicado. E isso é evidente, pois Ele é infinito em tudo, e nos somos limitados.