Religiao
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra”. (At 01:08).
1. O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
Podemos dizer que ele é uma experiência definida, onde o Espírito Santo batiza o crente para ungi-lo e capacitá-lo para servir no reino de Deus. O batismo no Espirito Santo significa a Plenitude Espiritual possuindo a Plenitude do Homem, onde a pessoa é preenchida, é envolvida pela glória de Deus
a) É a promessa do Pai - Lc 24:49;
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49
4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. At 1:4,5.
Foi o Pai quem teve a iniciativa e prometeu o Espírito Santo. Esta promessa não é de origem humana. O que fez a promessa é perfeitamente capaz para cumprí-la.
b) É um dom –
Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. At 2:38;
Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem. At.5:32
Sendo o batismo com o Espírito um dom, é então gratuito e não pode ser obtido mediante o mérito humano. E sim através de um coração sedento e cheio de fé.
c) É um mandamento do Senhor –
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, Ef 5:18
A questão de ser cheio ou não com o Espírito não é uma opção e sim um mandamento a ser obedecido. A falta consiste em desobediência.
2. O propósito do Batismo no Espirito Santo.