– Estrutura das demonstrações financeiras, análise vertical e horizontal do balanço patrimonial e da demonstração de resultado do exercício.
Sabemos que ativo circulante em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
O ativo não circulante é incluído neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.
O Ativo Não Circulante é composto dos seguintes subgrupos: * Ativo realizável a longo prazo * Investimentos * Imobilizado * Intangível
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
As demonstrações contábeis geradas pela contabilidade são de extrema importância para os seus usuários como: * Balanço Patrimonial; * Demonstração do Resultado do Exercício; * Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados; * Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos. * PATRIMÔNIO = conjunto de bens, direitos e obrigações. Bens: qualquer coisa palpável, tipo um computador, prédio, casa, carro, dinheiro em sua mão, maquinas e etc ... Direitos: valores que é seu por natureza, mais que está de posse de outra pessoa, tipo: uma venda feita a prazo (é direito seu receber esse dinheiro, como esse dinheiro ainda não esta contigo, ele não é um bem, e sim um direito, direito de recebe-lo), o dinheiro no banco (ele não esta com você)