Relações líquidas
Tema: Relações líquidas
Por que da escolha do tema? Por que quer compartilhar? O que agrega?
O tema Relações Líquidas foi escolhido com intuito de levar-nos a uma reflexão e melhor compreensão sobre as transformações sociais pelas quais passa nossa sociedade nas esferas pública, privada, relacionamentos humanos, mundo do trabalho, estado e instituições sociais e quais impactos essa Era da Modernidade e Pós – Modernidade tem causado nas relações humanas. Queremos compartilhar este assunto pois, tanto como pessoas, tanto como profissionais podemos e temos capacidade de criar laços humanos mais significativos que poderão agregar mais sentido à vida neste mundo de inseguranças e incertezas.
Objetivo: De que forma as relações parecem se tornar cada vez mais flexíveis/líquidas? Como o homem tem se comportado nesta sociedade imediatista?
Introdução
A modernidade é resultado de um longo processo cuja primeira fase ocorreu entre os séculos XVI a XVIII, período das grandes navegações, da descoberta do Novo Mundo, do renascimento cultural e da Reforma Protestante que foi o primeiro sinal de individualismo.
A segunda fase da modernidade foi inaugurada pelo Iluminismo, movimento caracterizado pela universalização da razão e pela busca da liberdade pelo indivíduo.
A partir do século XX uma nova era, marcada por uma ruptura com o passado, provoca mudanças fundamentais no terreno das relações sociais, da filosofia, da ciência, da educação da economia e da moral. O homem então vai se isolando e perdendo referências ao mesmo tempo em que abandona ideologias, valores, crenças e tradições.
É da transição para essa modernidade e pós-modernidade e de suas transformações que falaremos. Tendo como base teórica autores como: Karl Marx, Marshall Berman, Nietzsche e principalmente Zygmunt Bauman, tentaremos compreender melhor o que essa era de inconstância e mobilidade tem nos causado.
Modernidade e