Tração por compressão
Beatriz Correa Xavier
CONCRETO E ARGAMASSA - DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL DE CORPOS DE PROVA CILÍNDRICOS
Relatório apresentado como requisito parcial da disciplina Tecnologia do Concreto do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA, orientado pelo professor Fábio Henrique de Melo Ribeiro, MSc.
Palmas
2012
Índice:
1. Introdução 3
2. Normas Técnicas Pertinentes 4
3. Materiais utilizados 5
4. Procedimentos 6
5. Resultados 7
6. Conclusão 8
7. Referencias Bibliográficas 9
8. Anexos 10
Introdução
A resposta do concreto às tensões aplicadas depende não apenas do tipo de tensão, mas também de como a combinação de vários fatores afeta a porosidade dos diferentes componentes estruturais do concreto. Os fatores incluem propriedades e proporções dos materiais que formam o traço do concreto, o grau de compactação e as condições de cura. Do ponto de vista da resistência, a relação entre relação água/cimento e porosidade é, sem dúvida, o fator mais importante, porque, independente de outros fatores, afeta a porosidade da matriz da argamassa de cimento e da zona de transição na interface entre a matriz e o agregado graúdo (MEHTA; MONTEIRO, 2008). Realizamos este ensaio com objetivo de determinar a resistência à tração por compressão diametral de corpos de prova cilíndricos, levando em consideração as normas técnicas pertinentes.
Normas Técnicas Pertinentes
• ABNT NBR 7222:2011 - Concreto e Argamassa - Determinação da resistência à tração por compressão diametral de corpos de prova cilíndricos. • ABNT NBR 5738:2003 – Concreto – Procedimento para moldagem de corpos de prova de concreto.
Materiais utilizados
• Prensa hidrostática;
• Moldes cilíndricos com diâmetros e