Tração e compressão
Introdução
Na fabricação de peças ou nas construções os materiais devem ter geometria adequada e definida para resistirem às ações (forças existentes, como peso próprio, ação do vento, etc.) impostas sobre elas. Deste modo, um pilar de um edifício tem resistência para suportar as cargas das vigas, uma peça que será aplicada em uma parte do freio deve ter resistência e assim por diante. Se o material não resistir às ações e romper, diz-se que ele atingiu um estado limite último, no caso, por ruptura.
Se as peças ou a estrutura tiverem deslocamentos ou deformações excessivas, diz-se que a estrutura atingiu um estado limite de utilização.
Finalmente, uma peça de uma motor pode ter características geométricas tais que atingirá um estado limite por perda de estabilidade (flambagem).
Sob esta ótica, deve-se, no projeto, procurar preencher requisitos apresentados para se ter segurança e economia.
Compressão
A compressão física é um resultado da aplicação de uma força de compressão a um material, resultando em uma redução em seu volume, ou, como tratado em resistência dos materiais e engenharia, uma redução de uma de uma de suas dimensões, axial com a atuação da força, e um aumento da seção transversal a este mesmo eixo, quando a deformação da peça nesta direção é permitida, pois deve-se considerar que teoricamente, neste caso, seu volume mantenha-se constante. Um exemplo característico de objeto submetido a esforços de compressão são as colunas dos prédios, que recebem, com a mesma direção de seu eixo, as cargas acima delas.
A compressão ocorre quando a