Traçao e compressao
1 – Tensões e deformações em barras carregadas axialmenteSeja a barra com seção transversal constante e comprimento L, submetida às forçasaxiais P que produzem tração, conforme mostra a figura.
A tensão, uniformemente distribuída na seção transversal da barra, devida à ação daforça P, é:
O alongamento total da barra é designado pela letra δ. O alongamento específico ou alongamento relativo ou deformação (alongamento por unidade de comprimento) é dado por: 2 – Propriedades Mecânicas
2.1 – Teste de tração. Diagrama Tensão-Deformação
A relação entre as tensões e as deformações, para um determinado material, éencontrada por meio de um teste de tração.
Um corpo-de-prova, em geral uma barra de seção circular, é colocado na máquinade testar e sujeito à tração.
A força atuante e os alongamentos resultantes são medidos à proporção que a carga aumenta. As tensões são obtidas dividindo-se as forças pela área da seção transversal da barra e a deformação específica dividindo-se o alongamento pelo comprimento ao longo do qual ocorre a deformação.
A figura seguinte mostra, esquematicamente, o ensaio na máquina universal detração e compressão.
A forma típica do diagrama tensão-deformação do aço é mostrada na figura seguinte.
Nesse diagrama, as deformações axiais encontram-se representadas no eixo horizontal e as tensões correspondentes no eixo das ordenadas.
No trecho de 0 a A, as tensões são diretamente proporcionais às deformações e o diagrama é linear. Além desse ponto, a proporcionalidade já não existe mais e o ponto A é chamado de limite de proporcionalidade.
Com o aumento da carga, as deformações crescem mais rapidamente do que astensões, passando a aparecer uma deformação considerável sem que haja aumento apreciável da força de tração. Esse fenômeno é conhecido como escoamento do material e a tensão no ponto B é denominada tensão de escoamento.
Na região BC, diz-se que o material tornou-se plástico e a barra pode