serralheria
Entre as atividades está a fabricação de produtos em aço, onde é necessário efetuar corte de materiais com tesoura, oxi acetileno, solda elétrica, pintura de fundo com zarcão, acabamento com esmalte, montagem e carregamento de materiais. Com relação às máquinas, estão a esmerilhadeira, policorte, esmeril, solda elétrica, etc. Além disso, alguns produtos químicos e radiações não ionizantes também são utilizados: zarcão, esmalte, solda elétrica, oxi acetileno, etc.
Por manusear esses diversos materiais e equipamentos, o serralheiro fica em constante exposição a riscos ocupacionais, que podem causar algum efeito sobre o corpo humano e comprometer a saúde.
Confira abaixo quais são e, logo após, as dicas de como preveni-los, para zelar pela segurança e saúde do maior bem da sua empresa: seus funcionários.
Riscos físicos
O ruído em excesso é um dos principais fatores que podem comprometer a audição.
As formas de prevenção são: realizar manutenção preventiva das máquinas e equipamentos; reorganizar a posição dos mesmos, de forma que fiquem afastados das paredes, formando corredores de circulação de som (devem ter no mínimo 1,20 m), diminuindo, assim, os ruídos; fixar máquinas e equipamentos no piso, evitando a trepidação e, quando possível, utilizar silenciadores nas máquinas. Outro método de proteção contra barulhos intensos é solicitar aos funcionários a utilização de protetor auditivo.
Químicos
Por conta da utilização de produtos químicos, o profissional fica vulnerável a queimaduras, distúrbios respiratórios, lesões pulmonares e dores de cabeça.
Formas de prevenção: substituir as substâncias tóxicas por