serralheria
Vamos conhecer o famoso ciclo PDCA. Trata-se de um método de controle de processos utilizado pelo TQC (Controle da Qualidade). Este método do grego (meta=além de + hodos=caminho) que dizer como encontrar a melhor forma de se fazer algo, pelo menor custo, maior qualidade e rapidez . Para que a aplicação do PDCA tenha eficiência, todos os envolvidos precisam entender o conceito do processo:
Plan: Nesse estágio é feita a identificação do problema e, em seguida, uma análise do fenômeno, do processo e o plano de ação. O estabelecimento de uma meta é importante, além de estratificar os dados e possibilitar o brainstorming, para troca de ideias.
Do: O plano deve ser executado nessa etapa.
Check: O plano precisa de verificação e acompanhamento. É comum que sejam utilizados nessa fase diagramas de causa e efeito, como o Diagrama de Ishikawa. Diagrama de Ishikawa.
Act: Em seguida, é necessário padronizar e concluir o plano. Ao concluir, crie relatórios para conseguir acompanhar as modificações alcançadas.
Ao iniciar o uso do CICLO P D C A, é comum encontrar dificuldades, se o método não é bem conhecido das pessoas, e se os que operam o processo não tem conhecimento completo, ou informações sobre o mesmo. Muitas vezes queremos aplicar o método porque intuitivamente sabemos que há necessidade de melhoras, mas, o método exige um atuação mais científica. No treinamento, a organização deverá efetuar a divulgação do plano a todos os funcionários envolvidos para que fiquem cientes. Assim, o plano de ação poderá ser colocado em prática. Durante a sua execução, deve-se efetuar verificações periódicas no local em que as ações estão sendo efetuadas, a fim de manter o controle e eliminar possíveis dúvidas que possam ocorrer ao longo da execução. Todas as ações e os resultados bons ou ruins devem ser registrados para alimentar a etapa seguinte do ciclo PDCA