progeto de marketing esportivo
Com o crescimento da economia no Brasil, várias áreas de investimento se tornaram mais acessíveis a uma maior parcela do setor empresarial, uma delas é o marketing esportivo. Essencialmente, o marketing esportivo representa um tipo de variação do já muito usado marketing promocional, tendo como principal característica a associação de uma marca à imagem de determinado atleta, clube ou equipe. Os principais objetivos do marketing esportivo no Brasil são fortalecer o reconhecimento da marca pelo público, buscando aumentar o elo existente entre a empresa e seus consumidores. O marketing esportivo também garante uma maior exposição da marca, aumentando a credibilidade da mesma perante o público. No Brasil e no mundo, uma marca é a maior representação de todo o patrimônio de uma empresa, principalmente nos dias de hoje, em que somente a qualidade dos serviços não garante o sucesso na batalha empresarial.
Antes de chegar ao Brasil, o marketing esportivo fortificou suas raízes nos países considerados “de primeiro mundo”. Com origem no século XIX, o segmento passou por uma série de evoluções no decorrer do tempo, chegando ao que conhecemos hoje. O marketing esportivo, no Brasil e no mundo, funciona como excelente alternativa, pois permite que seja transmitida uma mensagem publicitária em momentos nos quais o público se encontra mais aberto e recetitivo. No ponto em que este mercado se encontra no Brasil, cabe investigarmos: Que rumos o marketing esportivo tomará no Brasil em um futuro próximo? Continuará em crescente ascensão?
Um caso específico a se olhar e que pode dar pistas do rumo que o marketing esportivo tomará no país é o programa "Movimento por um futebol melhor", encabeçado por grandes empresas, como a AmBev, por exemplo. Acredita-se que com esse tipo de ações o marketing dentro do futebol, apoiando-se nas marcas dos próprios clubes, movimentará grande volume de faturamento. No decorrer deste estudo, visa-se