ecossistemas
Um ecossistema aquático é qualquer ambiente baseado na água, no qual plantas e animais interagem química e fisicamente com o próprio ambiente. Ecossistemas aquáticos são, geralmente, divididos em dois tipos - marinho e de água doce. Ecossistemas marinhos cobrem cerca de 70% da superfície terrestre. Oceanos, estuários, recifes de coral e costais, são alguns dos vários tipos de ecossistemas marinhos. Ecossistemas de água doce ocupam menos de 1% da superfície terrestre, e são subdivididos em lênticos, lóticos e pantanal.
Os tipos de ecossistemas aquáticos mais conhecidos são: ecossistema de água doce e ecossistema marinho.
ECOSSISTEMA MARINHO:
Incluem os oceanos e mares, principalmente. Vale lembrar que a vida surgiu e evoluiu neste ecossistema. O meio marinho é muito estável, se comparado com habitats terrestres e de água doce. A salidade fica em torno de 3,5% e as temperaturas das correntes marinhas variam pouco. A luz solar penetra até 200 metros de profundidade. Estas características favorecem o desenvolvimento e manutenção da vida neste ecossistema.
ECOSSISTEMA DE ÁGUA DOCE:
A quantidade, as variações e regularidade das águas dos rios são de suma importância para as plantas, animais e pessoas que vivem ao longo de seu curso. A fauna dos rios é composta por anfíbios, peixes e uma grande variedade de animais invertebrados aquáticos.
Rios e suas planícies de inundação (margens) sustentam ecossistemas diversos e valiosos, não só pela qualidade da água doce para suporte de vida, mas também para as muitos insetos e plantas que mantém e que formam a base da cadeia alimentar .
Ecossistema Aquático
Os ecossistemos aquáticos são, em termos de funcionamento, semelhantes aos ecossistemas terrestres, tendo como principal diferença a percentagem de água (que naqueles casos é de 100%). Sendo assim, algumas características são variáveis, como por exemplo, a fauna (peixes, em particular), a salinidade, a luminosidade, a distância da