Relações internacionais
INTRODUÇAO
A II Guerra Mundial pode ser entendida como resultante da necessidade que algumas potências capitalistas sentiram de redefinir os mercados. A necessidade de uma nova partilha pode ser entendida como um reflexo dos acordos firmados pelos aliados no Tratado de Versalhes. Para a Alemanha, a Itália e o Japão, era necessário rever essa situação. As relações internacionais, durante a década de 1930, ficaram cada vez mais tensas, premeditando o grande conflito que estaria por vir.
DESENVOLVIMENTO As forças do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) enfrentaram os Aliados (Inglaterra, França, EUA, União Soviética entre outros). Com uma ideia expansionista, Hitler começou o conflito ao invadir a Polônia em 1939. Era só o início de uma grande guerra que mataria milhões de pessoas e que arrasaria cidades, indústrias e campos. O Brasil também participou do conflito, enviando tropas para Monte Castelo, onde os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) enfrentaram de forma vitoriosa os soldados italianos e alemães. A Guerra terminou com a derrota da Alemanha em 1945 e com as bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, após o ataque das base norte americana de Pearl Harbor pelos japoneses. Causas:
- incapacidade da Liga das Nações para manter a paz;
- disputa de mercados: a Alemanha era o maior produtor de aço da Europa;
- a queda da bolsa de Nova York em 1929;
- o rearmamento da Alemanha Nazista;
- o corredor polonês e a anexação da Áustria, Sudetos e Morávia pela Alemanha. - além da causa imediata da invasão da Polônia pelos alemães, devido ao corredor polonês que levava ao porto de Dantzig na Alemanha-> declaração da guerra á Grã-Bretanha e França pela Alemanha. Principais Batalhas:
- 1941 Batalha de Pearl Harbor (7 de Dezembro)-Ataque surpresa japonês contra a frota dos EUA.
- 1942 Batalha de Estalinegrado (22 de Agosto- 2 de Fevereiro 1943)
- 1944 Batalha da Normandia (6 de