Relações internacionais
Desde 1808 esta relação dá sinais de aproximação, pois após a chegada da família real portuguesas no Brasil os Estados Unidos enviam representantes ao Rio.
Com a proclamação de a república em 1889, o Brasil se aproxima dos Estados Unidos, seu principal consumidor de produtos agrícolas.
Em 1906, o secretario de estado americano Elihu Root vem ao Brasil para tratar a aproximação entre os dois países. É a primeira vez na história americana que um secretário de estado deixa o país para missão no exterior.
No decorrer da segunda guerra mundial em 1943, o Brasil assina acordo de cooperação com os Estados Unidos, após longa negociação, neste acordo os americanos financiam a construção da primeira usina siderúrgica brasileira, a de Volta Redonda, em troca do uso de bases militares no nordeste por tropas militares americanas, nesta época os Presidentes eram Roosevelt e Getulio Vargas, que tentou sem sucesso pleitear uma cadeira no conselho de segurança da ONU.
Já em 1990 Collor inicia a abertura da economia brasileira que inicialmente agrada os americanos, o presidente George Bush pai lança a iniciativa as Américas,embrião da (ALCA) Área de livre comércio da Américas, que pretendia derrubar as barreiras comerciais do Alasca, diplomatas brasileiro criticaram o projeto causando um mal estar na relação entre os dois países.
Em 2007, Bush inicia a chamada “diplomacia do etanol”, com o objetivo de reduzir a dependência do petróleo e a emissão de gases que contribuem para ao aquecimento global, ele encontra Lula no Brasil , na tentativa de firmar a parceria que leve ao aumento da produção de etanol.
2. POSIÇÃO GEOGRAFICA
O Brasil é o quinto pais mais extenso do planeta, sua área é de 8.514.965 quilômetros quadrados, somente perde em extensão para a Rússia, Canadá, Estados Unidos e China, com uma faixa litorânea com, 7.367 quilômetros, faz fronteira com todos os países da América do sul , apenas Chile e