RELAÇÕES HUMANAS
Ao conjunto de interações que mantêm os indivíduos dentro de uma sociedade dá-se o nome de relações humanas.
Estas têm por base os vínculos, que existem entre as pessoas e que se dá através da comunicação (podendo ser visual, linguística, etc.).
As relações humanas implicam, necessariamente, pelo menos dois indivíduos.
As relações humanas são primordiais para o desenvolvimento individual e intelectual de cada ser humano, já que graças a estes laços se constituem as sociedades, quer as mais pequenas (por exemplo, nas aldeias) quer as maiores (nas cidades).
É importante entender a diferença entre o conceito de relações humanas e o de relações públicas que inserem uma organização dentro da comunidade, ao comunicar os seus objetivos e procedimentos. Ou seja, enquanto as relações humanas são vinculações entre pessoas, as relações públicas, por sua vez, estabelecem vínculos entre as pessoas (indivíduos) e uma organização (grupo).
E grupo pode ser definido como sendo toda reunião de indivíduos em torno de um objetivo comum.
O ser humano, já nasce inserido em um determinado grupo.
Os indivíduos sofrem influências do grupo ou grupos em que está inserido e que determina suas características: cultural, religiosa, sócio-econômica, familiar. Porém ainda assim esses indivíduos se diferem entre si, pois apresentam sua própria personalidade, objetivos, interesses, motivações, aspirações e esperanças que são projetadas nos outros membros do grupo gerando forças positivas e negativas.
As relações humanas têm sido estudadas como uma ciência – a ciência do comportamento humano, em seu relacionamento intra e interpessoal.
Relação interpessoal é o relacionamento de um indivíduo com o outro - melhor compreensão do outro.
Relação Intrapessoal é o indivíduo com ele mesmo - melhorar o conhecimento de si próprio.
O campo das relações humanas é bastante importante no mundo do trabalho, em qualquer profissão e quase em qualquer outra atividade, o