Guia da INFO - Chrome OS
Introdução
Quer conhecer melhor o Chrome OS? Conseguiu um notebook com o sistema e quer decorar todos os atalhos de teclado ou esquadrinhar o sistema? Este guia traz informações para usuários básicos ou avançados, reunidas a partir da versão de desenvolvimento do Chrome OS
0.12.433.35 (x86-mario). Nos itens 4 e 5, algumas das opções podem parar de funcionar sem aviso.
1. Afinal, o que é o Chrome OS?
O Chrome OS é um sistema operacional criado pelo Google para rodar em notebooks. Seu conceito é bem diferente do Windows, do Mac OS X e das distribuições mais populares do Linux, como o Ubuntu. Em vez de uma área de trabalho tradicional, com papel de parede, atalhos para programas, arquivos e pastas, a interface resume-se a uma janela do navegador Chrome. Para os engenheiros do Google, passamos cada vez mais tempo na internet – logo, o browser deve dar conta das principais tarefas realizadas pela maioria das pessoas.
Todo notebook com Chrome OS inicializa com extrema rapidez. Ao ser ligado, o protótipo CR-48 – primeira máquina a rodar o sistema, montada pelo Google – demorou 10 segundos para chegar à tela de login nos testes feitos pelo INFOlab. Na página inicial do Chrome aparecem os aplicativos instalados, que são, na verdade, programas hospedados na web. Alguns deles funcionam offline, mas a maioria depende de uma conexão para funcionar.
As máquinas em que o Chrome OS virá instalado foram batizadas de
Chromebooks. Há opções com Wi-Fi ou Wi-Fi e 3G.
2. Dá para instalar o Chrome OS no meu PC?
Não. O Chrome OS vem instalado apenas em máquinas de empresas parceiras do Google e só funciona com alguns tipos de hardware. Em outros computadores, pode-se tentar rodar o Chromium OS – versão em desenvolvimento, em código aberto – por meio de uma máquina virtual, dentro do próprio Windows. Mas mesmo nesse caso só dá para ver a cara do sistema, que é muito parecido com o navegador Chrome.
3. Como faço para experimentar