Relaçoes humanas
Dando importância dos Grupos
1º Período – Administração de Empresas
° Introdução °
Os objetivos de aprendizagem desse tema nos levarão a uma análise diferenciada entre as teorias que marcaram a administração.
• Administração Cientifica: Via a organização em um todo, como um mecanismo de lucratividade. Focava o trabalho em movimentos repetitivos, aumentando sua produção. Realizada por Taylor e reprovada por vários outros estudiosos da área, mas que ainda hoje funciona em determinados setores, porém, modificados e racionalizados pelas teorias e práticas humanísticas.
• Administração Clássica: Via a organização em um todo, como ciência na formatação e estruturação da organização. Foi de grande ajuda para dividir a organização em diversos setores, colocando seus líderes responsáveis por cada departamento. Porém, o foco na forma e a ênfase na estrutura levaram a excessos. Ela não desconheceu os problemas humanos da organização, mas também não conseguiu lidar com o tratamento metódico a influência mútua entre pessoas e grupos informais.
• Teoria das Relações Humanas: Veio para aprimorar a Administração Científica e Clássica, pois retirou um pouco do foco entre o trabalho “mecânico” e a estruturação de uma organização e priorizou a necessidade de humanizar e democratizar a administração.
• Decorrências da Teoria das Relações Humanas: Foi o estudo fases experimentais coordenadas por Elton Mayo na fábrica Hawthorne da Western Electric Company, situada em Chicago, no qual tinha como objetivo estudar as reações de cada funcionário através de mudanças realizadas na organização. Experimentos que levaram a conseqüências e efeitos positivos para um resultado melhor de seu trabalho na organização.
O nosso tema não somente será útil em aprendizagem,