Células tronco
“Produção de células tronco”
Células tronco
[pic]
Células- tronco são células indiferenciadas ou com baixo grau de diferenciação, precursoras de novas células e que possuem duas características fundamentais: a capacidade de diferenciação e auto- renovação ilimitadas (ex: se multiplicam e dão origem à células iguais à original), e a possibilidade de dar origem a uma grande variedade de tipos teciduais (pluripotência). Elas são encontradas principalmente em tecidos embrionários e extras- embrionários, onde ficam responsáveis pela formação do embrião por serem totipotentes nessa fase e apresentarem a capacidade de gerar quaisquer tecidos no organismo, e também na vida adulta, onde são responsáveis pela manutenção dos tecidos.
Entre uma célula tronco e sua progênie totalmente diferenciada, existe um grupo de células intermediárias, conhecidas como células amplificadoras transitórias, que são mais limitadas com relação à capacidade proliferativa e potencial de diferenciação. Essas células explicam como um tecido pode manter a produção de células diferenciadas alta, enquanto existe um número pequeno de células- tronco. Como as células tronco possuem um ciclo celular lento, essas células intermediárias se dividem em determinados tecidos, para depois de algumas divisões se diferenciarem.
[pic]
Tipos de células- tronco
Os tipos de células-tronco levam em consideração características tais como nível de plasticidade que as células possuem, quantas diferentes vias podem seguir e para qual porção de um organismo funcional elas podem contribuir. Sendo assim, elas classificam-se como totipotentes, pluripotentes e multipotentes.
Totipotentes: podem originar tanto um organismo inteiro, como qualquer tipo celular, inclusive o sistema nervoso. São as células do embrião recém- formado e podem originar células que formarão a placenta. Porém, desaparecem poucos dias após