África
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO licenciatura em história
pâmella suelem amaral do prado
ResenhaEsplanada
2012
pâmella suelem amaral do prado
Resenha
Trabalho apresentado ao Curso (Licenciatura emHistoria) da UNEB- Universidade Estado da Bahia, para a disciplina [História da Africa].
Prof.
Esplanada
2012
O trafico de escravizados no comercio translatlântico
O colonialismoinflingiu uma serie de consequências nos africanos uma dependência econômica e politica, as formas compulsoria de trabalho (escravidão), o racismo como legitimador do colonialismo, etc.
O processode exploração da Africa tem inicio muito antes da conferência de Berlim. Devemos lembrar que portugal já estava explorando o velho continente por volta de 1430. A grande necessidade de buscar riquezaspara abastecer o imperio português levou – os ao continente. As especiarias moviam os navios pelos oceanos, sempre buscando chegar as Índias, atraves do Cabo das Tormentas, posteriormente conhecidocomo Cabo da Boa Esperança.
A procura por novas rotas comerciais foram vitais para o contato comercial entre Portugal e África. A necessidade de criar bases comerciais e entrepostos para oabastecimento dos navios tornava obrigatório ter como referência a África.
Alem da busca por riquezas em terras africanas, a desmoralização do negro acabou deformando as relações que se estabelecem, sendo ohomem ocidental o algoz e mais: colocando-se como juiz que determina como deve prevalecer o seu mando, neste sentindo, acaba determinando os valores humanos e os mensurando a partir de seu ponto de vista.É interessante, de acordo com os textos, que entre os seculos XV e XVI, aproximandamente 300 mil africanos da costa do Congo tornaram-se escravos e foram vendidos para os proprietarios de terras... [continua] universidade do Estado da Bahia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL