Relações Humanas
AGENOR LUIZ D. TORRES FILHO
TEORIA RELAÇÕES HUMANAS
JOÃO PESSOA – PB
2013
INTRODUÇÃO
A Teoria das Relações Humanas (TRH) teve seu início nos Estados Unidos, através de um estudo de comportamentos dos empregados de uma fábrica, com o objetivo de identificar a correlação entre a iluminação e a eficiência dos operários, medida pela produção dos mesmos.
Este estudo ocorreu entre 1927 e 1932, na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company, empresa de fabricação de equipamentos e componentes telefônicos, que contratou uma equipe de cientistas sócias liderados pelo médico especializado em psicopatologia George Elton Mayo (1880 – 1949) e seu assistente, Engenheiro Fritz J. Roethlisberger (1898-1974).
A conseqüência deste estudo foi uma quebra de paradigma em relação aos princípios da Teoria de Administração Científica de Frederick Winslow Taylor (1856-1915), incluindo variáveis comportamentais dos indivíduos na execução de atividades e retirando a tendência de desumanização do trabalho com aplicação de métodos científicos e precisos.
CONCEITO
A Teoria das Relações Humanas é uma teoria de gestão, incluída na Escola Comportamental, fundada por Elton Mayo considerada o “pai das Relações Humanas”, e seus colaboradores na sequência das conclusões obtidas em diversos estudos realizados em várias empresas norte-americanas. Nela os enfoques são nas pessoas. A máquina, o método de trabalho e a organização formal dão lugar aos aspectos psicológicos e sociológicos.
Essa escola foi basicamente um movimento em oposição a Teoria Clássica de Administração. Nasceu da necessidade de corrigir-se a tendência à desumanização do trabalho decorrente da aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos aos quais os trabalhadores deveriam submeter-se. Naquela época, num país eminentemente democrático como o EUA, já se observava a reação dos trabalhadores e seus