Relações humanas
Conclusões
Experiência de Hawthorne
Nível de produção
“Quanto maior a integração social no grupo de trabalho, tanto maior a disposição de produzir”.
“Se o empregado apresenta excelentes condições físicas e fisiológicas para o trabalho e não estiver socialmente integrado, sua eficiência sofrerá a influência de seu desajuste social”.
Experiência de Hawthorne
Comportamento Social
“Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos”.
“A qualquer desvio de normas grupais, o trabalhador sofre punições sociais ou morais dos colegas, no intuito de se ajustar aos padrões do grupo”.
1
Experiência de Hawthorne
Recompensas e sanções sociais
“O comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais”. “Cada grupo social desenvolve crenças e expectativas com relação à administração.
Sejam elas reais ou imaginárias, influem nas atitudes e nas normas e padrões de comportamento”. Experiência de Hawthorne
Recompensas e sanções sociais
Para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador. Para ela, as pessoas são motivadas pela necessidade de
‘reconhecimento’, de ‘aprovação social’ e
‘participação’ nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem”.
Homem social
Experiência de Hawthorne
Grupos informais
“A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa, ou seja, com os propósitos definidos pela empresa”.
“Os grupos informais constituem a organização humana da empresa, muitas vezes em contraposição à organização formal estabelecida”.
2
Experiência de Hawthorne
Relações humanas
“No local de trabalho de trabalho, as pessoas participam de grupos sociais dentro da organização e mantêm-se em uma constante interação social”.
“A