Relações entre a teoria de freud e de jung
A personalidade para Freud é constituída por 3 grandes sistemas, os quais originam o comportamento humano através da interação entre estes que raramente operam individualmente, porém um influencia sob os demais.
Para Jung a personalidade total ou psique é constituída em vários sistemas diferenciados, mas inter atuantes.
2)Estrutura da personalidade:
Freud Jung
Id: satisfação das necessidades corporais, busca do prazer amoral e impulsional.
Ego: príncipio da realidade
Superego: moralidade interna de consciência Ego: a partir de 4 anos (consciente)
Inconsciente pessoal: informação sem importância, nem sempre reprimida.
Inconsciente coletivo: símbolos “arquétipos” – conteúdo desse inconsciente coletivo, conteúdos no depósito mental permeado de experiências repetidas por muitas gerações.
3)Dinâmica da personalidade:
Freud Jung
PELO CRESCIMENTO PSICOLÓGICO:
- Psicanálise: procedimento investigativo de processos mentais que são quase inacessíveis por outro modo, sendo método para tratamento de distúrbios neuróticos e coleção de informações psicológicas obtidas gradualmente para revelar complexos reprimidos por desprazer que produzem sinais de resistência para levá-los a consciência.
- Sonho e elaboração onírica: a interpretação dos sonhos ajuda a psique a se proteger e satisfazer-se, para recuperar o material inconsciente que revelam a realização de desejos inconscientes com conteúdos inconscientes.
- Sublimação: processo pelo qual a energia originalmente dirigida para propósitos sexuais ou agressivos é dirigida para novas finalidades podendo ser de cunho artístico, intelectual ou cultural, reduz as pulsões originais e possibilita o desenvolvimento da civilização.
PELOS OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO:
- Ansiedade: produzida pelo aumento, esperado ou previsto da tensão ou de desprazer em situações ameaçadoras. Pode ser diminuída ao:
a) Lidar diretamente com a situação para superação ou minimização de seu impacto.
b)