Movimentações de materiais
1. O que são Atividades Primárias na Logística?
São as atividades-chaves, as mais importantes e primordiais para atingir os objetivos logísticos de custo e nível de serviços já que ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística. São elas:
TRANSPORTES
É considerado o elemento mais importante do custo logístico das empresas e refere-se aos vários métodos para movimentar produtos. Os sistemas básicos são: rodovias, ferrovias, hidrovias, aerovias e dutos.
Sua importância é reforçada porque os transportes assumem, em geral, o maior percentual dos custos logísticos. Costuma-se dizer que os transportes agregam valor de “lugar” ao produto, pois o posicionam adequadamente para atender a demanda.
Os critérios a serem seguidos para a escolha do modal são: custo, tempo médio de entrega, tempo de trânsito e sua variação e a análise de risco. É possível que a necessidade leve a empresa a utilizar mais de um modal. As metas principais para a utilização do sistema multimodal são: redução no custo total, redução do tempo de trânsito em longos percursos, redução do impacto ambiental, redução do congestionamento nas rodovias e melhora do nível de serviço.
MANUTENÇÃO DE ESTOQUES
Estoques agem então como “amortecedores entre a oferta e a demanda”. A manutenção dos estoques pode atingir de um a dois terços dos custos logísticos, o que torna a manutenção de estoques uma atividade-chave da logística. O estoque agrega valor de “tempo”. Para agregar este valor, o estoque deve ser posicionado próximo aos consumidores ou aos pontos de manufatura. A administração de estoques envolve manter seus níveis tão baixo quanto possível, ao mesmo tempo em que provê a disponibilidade desejada pelos clientes.
PROCESSAMENTO DE PEDIDOS
Os custos de processamentos de