Trabalho economia
FAeC - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTABÉIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABEIS
SILVELINE VITORIA DE ALMEIDA FRANÇA
O Mercosul e seus efeitos para o Brasil.
CUIABÁ-MT
2008
SILVELINE VITORIA DE ALMEIDA FRANÇA
O Mercosul e seus mpactos para o Brasil.
Trabalho apresentado ao professor Antônio Humberto como requisito básico obtenção de nota da disciplina de Economia Brasileira.
Cuiabá
2008
Introdução
O presente trabalho pretende focar e valorar os efeitos que o surgimento do MERCOSUL trouxe para o Brasil ,na realidade globalizada em que vivemos a de se ressaltar as grandes transformações ocorridas, em especial com a união de países na formaçaô de blocos econômicos como o MERCOSUL que surge como uma busca incessante pela integração dos ampliação de mercado em busca do crescimento econômico. O Mercosul - Mercado comum do sul , é um bloco econômico formado por quatro países: Argentina,Brasil,Paraguai e Uruguai.
Os efeitos do mercosul para o Brasil
O modelo econômico implantado no Brasil gerou uma certa desigualdade comercial e financeira. e a partir dos anos 90que o governo possibilitou inúmeras medidas diversificando assim o mercado interno e externo com objetivo principal de inserir-se no contexto de modernização em prol de obter avanços comerciais Desse modo com o surgimento do MERCOSUL , foram adotadas pelos integrantes dos blocos e pelo Brasil algumas medidas como o controle da inflação e liberação nas áreas cambiais e tarifarias com essas e outras medidas foi possível dinamizar a comercialização desses países. Em relação aos impactos que o MERCOSUL produziu em países como o Brasil por possuir regioes extremamente diversificadas os impactos serão a regados conforme nível regional,social e setorial é preciso então analisar a superposição dessas regiões e as reações que elas geram. Tais efeitos diferenciados como o Brasil