Relações de poder
Slides:
* GRUPO PRIMÁRIO
- satisfação de necessidades básicas pessoais
- vínculos próximos, como família, amigos,...
* GRUPO FUNCIONAL
- associados ao trabalho, num determinado sistema social
* GRUPO ESTRUTURAL
- divisão da sociedade em classes: os que possuem poder nos modos de produção e os que não possuem
-------------------------------------------------
Texto para o Artigo
Dentro da sociedade, os indivíduos se organizam em grupos como forma de buscar uma identificação no outro, seus interesses e necessidades em comum, além da consciência de estar inserido a um determinado grupo, sentindo-se parte do contexto social ao qual cada pessoa pertence. Na psicologia, temos a divisão desses grupos em: primário, funcional e estrutural.
O grupo primário é aquele que satisfaz as necessidades básicas das pessoas e que faz o indivíduo se identificar de acordo com perfis comuns, como vínculos interpessoais (amigos e familiares, por exemplo), características pessoais e as atividades executadas em conjunto.
Tem-se também o grupo funcional, que é aquele associado ao trabalho (divisão do trabalho), nas atividades que um indivíduo desempenha, suas capacitações e a ocupação social dos seus membros. Trata-se de pessoas que ocupam posições equivalentes na sociedade, mas a questão do poder vem da importância do respectivo trabalho, da relevância dele para o conjunto. Por isso é muito fácil haver conflito entre os indivíduos desse grupo, por causa dos diferentes papéis que estes desempenham.
Desde pequenos até a vida adulta, o grupo funcional é o que as pessoas mais participam, na relação de atividades sistêmicas. É possível que ao longo do tempo, a relação do grupo funcional se torne uma relação de grupo primário, devido a aproximação dos membros, descobrindo características comuns e assim, criando laços afetivos, desviando seu foco para atividades de satisfação pessoal.
E por