Relaçoes do poder
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo. Forma uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos.
O poder
Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, a posse do domínio, da influência ou da força.A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros. Existem, dentro do contexto sociológico, diversos tipos de poder: o poder social (de Estado); o poder econômico (poder Empresarial); o poder militar (poder político); entre outros.
Relações de poder
O Poder se expressa nas diversas relações sociais, onde existem Relações de Poder, existe política. A política se expressa nas diversas formas de poder e pode ser entendida como a política relacionada ao Estado, como também, em um sentido mais amplo. Uma relação de poder se forma no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outro. Esse desejo estabelece uma relação de dependência de indivíduos ou grupos em relação a outros. Formas de poder
Autoridade formal: Poder legítimo fornecido por lei, por tradição ou por carisma que fornece aceito socialmente.
Poder coercitivo: Imposição de vontade por ameaças e punições. A forma de poder mais condenada socialmente.
Poder de recompensa: Poder de reforçar um comportamento com um recurso desejado, recompensa pode ser dinheiro, trabalho interessantes, etc.
Poder de competência: Domínio de especializações, habilidades especiais.
Dentre essas formas de poder, pode-se identificar 3 fatores que definem sua