Admnistração
Porque a empresa precisa se preocupar com a saúde de seus colaboradores?
As empresas precisam se preocupar com a saúde de seus colaboradores, pois a qualidade de vida destes é fundamental para a empresa ter saúde em todos os sentidos. O maior patrimônio de uma empresa, são seus funcionários que quando gozam de boa saúde, produzem mais e melhor, sendo um reflexo direto da força e da solidez, que determinam o êxito da empresa. Classificação dos Riscos
O sistema de classificação de risco foi criado com o intuito de se evitar intercorrências entre os pacientes graves que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento (ABBÊS; MASSARO, 2004).
Classificação: Vermelho (emergência) – Prioridade: tratamento médico imediato; Amarelo (urgência): Aguardam atendimento médico prioritário; Verde (Semi-urgência): aguardam consulta com prioridade em relação ao azul e Azul (não urgência): atendimento por ordem de chegada.
Acidente de trabalho
Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
Em outras palavras, um acidente de trabalho é aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou deganho, ou a morte.
Prevenção de acidentes e EPI
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é, segundo a legislação brasileira, uma comissão constituída por representantes indicados pelo