Relação professor e aluno
Rafaela Laurentino da Costa*
RESUMO:
A relação professor-aluno representa o momento de encontro e convivência entre educadores e educando que se interagindo formam o cerne do processo educativo. Demarcar o campo de atuação da relação professor-aluno no processo de ensino é algo complicado de fazer-se, visto a estreita ligação que há entre ambos, devido ao seu grau de aproximação. O objetivo é estudar a importância da afetividade na relação professor-aluno e sua contribuição para o processo ensino-aprendizagem. O estudo de caráter teórico bibliográfico, constatou que as interações afetivas entre professores e alunos devem aprofundar-se no campo da ação pedagógica. Nota-se que o fator afetivo é muito importante para o desenvolvimento e a construção do conhecimento para o ser humano, pois através da afetividade o aluno se desenvolve, aprende e constrói mais conhecimentos.
Palavras chave: Relação professor-aluno; Afetividade; Ensino-aprendizagem; Interação.
1 INTRODUÇÃO
Buscando Identificar e refletir as possíveis relações entre professor e o aluno a fim de contribuir para o processo ensino-aprendizagem, através da identificação de pontos relevantes, nas concepções, que possam estimular professor e aluno para uma convivência de afetividade no processo educativo levando-os a uma educação de qualidade.
Identificou-se que a prática educativa é de grande significância na formação do educando-cidadão. Assim, traça uma análise reflexiva dos principais problemas cotidianos enfrentados na sala de aula pelos alunos e professores, em suas interações, enquanto sujeitos inerentes do processo educacional. Como uma pesquisa qualitativa em educação, contextualiza toda a problemática aqui estudada e lança subsídios à reflexão dos leitores e pesquisadores, visando a viabilização de futuros trabalhos de maior alcance científico.
Na escola as tendências e concepções de educação, sempre