Relação medico-paciente
2 - DESENVOLVIMENTO
Os avanços da ciência e da tecnologia têm levado as pessoas a viverem cada vez melhor. Mas apesar de todas as vantagens que a globalização traz para a população, verificamos, ao mesmo tempo, o distanciamento entre as pessoas. Assim como em nossa vida particular, este distanciamento ocorre no campo profissional e também nos consultórios e hospitais. Cada vez é mais comum ver médicos e pacientes dando lugar a números, exames e diagnósticos tornarem-se códigos, e a comunicação perder sua essência.
A Medicina nunca esteve tão preparada para eliminar sofrimentos e salvar vidas. Contudo, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, a relação entre o paciente e seu médico continua com papel de destaque no tratamento das patologias. Sem sombra de dúvida, podemos afirmar que o sucesso de um tratamento depende, em grande parte, da inter-relação que se estabelece entre o médico e o paciente.
Atualmente, o médico, na sua prática com o doente, estaria desconsiderando o diálogo, uma vez que esta é a melhor forma de adquirir uma inteira compreensão do estado de saúde do paciente. O que o coloca, portanto, numa posição de superioridade ou de distância do contato com o paciente. Diante disso, exige uma mudança