Relação interpessoal
Analisando a gestão da empresa Grupo Delga observamos a seguinte forma de motivação Profissional da empresa, que se encaixa na teoria de Frederick Herzberg – fator higiene.
Teoria que o aumento de remuneração é igual à satisfação e aumento de produtividade e comprometimento.
Com esta analise constatamos em conversas com gerentes e supervisores da empresa, depois do implantamento das premiações por metas cumpridas, teve um aumento de produção e comprometimento de seus colaboradores com a empresa.
Antes do programa de incentivo a empresa sofria com faltas frequentes de seus colaboradores, alto desperdício de matéria prima em sua produção e baixa produtividade em seus setores.
Depois do implantamento das premiações como incentivo para os colaboradores a empresa conseguiu em seis meses uma redução de 5,5% nos seus processos de produção, diminuição de faltas e um aumento de produção de 14% com isto aumentando seu faturamento.
Basicamente antes desse incentivo a empresa tinha uma média de perda de material de 8% ao mês. Depois de um período de analise para redução desses gastos por causa das perdas,foi criado uma premiação em dinheiro e os 5 melhores funcionários do ano , ganharam viagens no final de dezembro.
Com estes incentivos à empresa conseguiu uma redução de 8% para 2,5% na sua produção e assim reduzir suas perdas, Feito um comparativo com o que se gastava com perdas eo que se gasta com as premiações, os valores das premiações somam 3% do valor do que se gastava com as perdas.
Analisando esses dados chegamos à conclusão que a teoria de Frederick Herzberg pode ser uma boa ferramenta de motivação, porem tem que bem gerenciada e deixar bem claro os objetivos a se alcançados para valer as premiações, se isto não acontecer poderão ocorrer vários problemas e o maior de todo a desmotivação dos