A Relação Interpessoal
Agradecimentos
No desenvolver deste trabalho e como terminado, consideramos necessário agradecer a todas as pessoas que colaboraram para a realização deste e que nos ajudaram a orientar e a esclarecer dúvidas, bem como às instituições que nos acolheram nas suas instalações para a realização deste.
Agradecemos assim à professora Teresa Coelho orientadora deste trabalho, que nos auxiliou, esclareceu-nos todas as dúvidas, orientou-nos quando necessitamos e pela disponibilidade demonstrada em todo o trabalho.
Agradecemos às instituições que nos acolheram para a realização das observações participativas, que sem elas não era possível a realização do trabalho e uma melhor compreensão do mesmo, em especial ao Hospital de Vila Franca de Xira, CHMT de Abrantes, USF Locomotiva Entroncamento e Centro de saúde de Almeirim, e a todos os enfermeiros que se disponibilizaram e colaboraram connosco neste dia.
Por fim, agradecemos à enfermeira Salomé, do Centro Hospitalar Médio Tejo Torres Novas, que se disponibilizou a responder à entrevista, no qual compreendemos melhor o nosso instrumento básico e alguns dos seus exemplos.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO......................................................................................................4
1- O PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE CUIDADOS
1.1 BREVE HISTÓRIA DO CUIDAR..................................................................6
1.2 O CUIDAR EM ENFERMAGEM
1.2.1 Cuidado e cuidados.....................................................................9
1.2.2 A pessoa no centro do processo de cuidados...........................11
2– RELAÇÃO INTERPESSOAL
2.1 RELAÇÃO INTERPESSOAL SEGUNDO ODETE FACHADA..................14
2.2RELAÇÃO INTERPESSOAL COMO INSTRUMENTO BÁSICO EM ENFERMAGEM....................................................................................................16
2.3 RELAÇÃO INTERPESSOAL SEGUNDO HILDEGARD PEPLAU............18
2.4