Relação interpessoal
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 A EMPRESA E A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 5
2.2 A EMPRESA E OS CANAIS FORMAIS DE COMUNICAÇÃO 6
2.3 A EMPRESA E OS CANAIS INFORMAIS DE COMUNICAÇÃO 6
2.4 A EMPRESA E O PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
De acordo com Matos (2009), a cada dia que passa a comunicação assume um papel fundamental para a melhoria da qualidade do trabalho dentro das organizações. Ela passa a ser “a responsável pela formação da imagem institucional, o que é considerado pelos grandes gurus do marketing como o principal patrimônio de uma empresa, uma entidade e até mesmo de um profissional” (MATOS, 2009, p. 60). A comunicação empresarial tornou-se tão importante que hoje, uma organização que possui um processo de comunicação bem articulado, tem com certeza um enorme diferencial de competitividade. São perceptíveis as constantes transformações que as empresas têm sofrido - objetivando permanecerem no mercado e ampliar seus negócios. Assim, a presença de um processo de comunicação bem articulado é de suma importância e cada vez mais as grandes organizações tomam consciência disso. Hoje inúmeros sistemas têm sido implantados dentro das organizações para ajudar e dar suporte nesse processo de comunicação colaborando com todos que fazem parte da empresa. Segundo Matos (2009, p. 66):
“A empresa deve investir para ser bem informada e para bem informar a opinião pública e o seu público específico sobre tudo o que envolve a sua atuação, seus produtos e serviços. A abertura para a comunicação – falar, ouvir, e dar feedback – deve estar incorporada à cultura da empresa. Não podemos nunca esquecer que a comunicação é um processo social básico e a informação é o seu principal elemento.”
Acreditamos assim, que a comunicação é um fator primordial em nossas vidas e indispensável dentro das organizações. Assim, devemos