RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO E TEORIA DA CONTABILIDADE
1. Introdução
Uma abordagem filosófica, entre ciência e religião e teoria da contabilidade, com objetivo da comparação entre elas, estudando e formulando as semelhanças entre ambas. “O ponto de partida fundamental para qualquer disciplina ou campo de estudo é estabelecer os limites de sua atuação e seus objetivos”. (Iudicibus, 1981, p. 16).
A posição de buscar a semelhança e comparação, poderá ser abordada, como a idealização de tais objetivos, por meio das pesquisas e aulas teóricas sobre tal.
No decorrer do semestre das aulas de Ciência e Religião, regidas pelo professor Renato Garibaldi, pudemos notar vários aspectos que se diferenciaram com o tempo em relação a perspectiva da ciência e da religião para os grandes pensadores de cada época.
Foi compreendido sobre a vida dos principais filósofos de cada período da História, suas principais idéias e como cada um deles tinham a concepção da ciência e da religião.
A matéria que impomos destaque para identificar a integração com as demais é a busca do conhecimento, abordada na disciplina de teoria da contabilidade. Será abordada brevemente sobre o inicio da contabilidade e a sua importância desde o inicio.
Ao relacionar os dois conteúdos, foi possível identificar a história do mito da caverna e a origem da contabilidade, onde os números possibilitaram uma nova mensuração das coisas e uma melhor administração do patrimônio, sendo a contabilidade responsável por criar a noção sobre os bens de um indivíduo.
2. Teoria da Contabilidade
A origem da contabilidade, é tão antiga quanto a origem do homo sapiens. “Algumas contas, surgiram aproximadamente 4.000 anos a.C, antes disso, o homem primitivo inventou número de instrumento de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estavam praticando uma forma rudimentar de contabilidade” (Iudicibus, 200, pag 30).
Quando inventaram as escritas, isso se tornou uma precedência histórica, a contagem de bens,