Filosofia e os aspectos sociais
Acadêmicas:
Cleminéia Queiroz –
Letícia dos Santos –
Pamela Soares de Morais –
Vivian Juliane Magalhães Souza –
FILOSOFIA E OS ASPECTOS SOCIAS
Professor: Dr. Potiguara Acácio Pereira
Mirante do Paranapanema - SP
2012
18-09-2012
RESUMO
O trabalho apresentado tem como objetivo, conhecer os fundamentos do Serviço Social, a relação do mesmo com a Filosofia e o modo de agir e integrar seus métodos nessa profissão. Assim direcionando melhor e transformando o lugar onde atuamos, englobando as políticas, econômicas e socioculturais. Entendendo e se aprofundando sobre o sentido de ser cidadão, reconhecendo seus direitos e deveres. O mesmo ainda desafia o assistente social a entender e despertar a sociedade num movimento pela construção de valores morais e culturais.
Palavras Chaves: serviço social, filosofia, cidadão, sociedade.
INTRODUÇÃO
Sob uma perspectiva fundamentalista podemos dizer que o Serviço Social se caracteriza por ser uma profissão legitimada socialmente com caráter social e que está intimamente vinculada a uma visão entre o homem e o mundo. Sendo assim, o serviço Social é uma necessidade compreendida pela sociedade, a fim de solucionar necessidades que surgem de acordo com as transformações geradas, tanto pelo mundo social quanto pelo mundo do trabalho.
Com relação a ação filosófica na vida do profissional do Serviço Social, é possível observar que o ele está permeado pela presença direta da filosofia, em que se busca alternativas para ajudar o profissional do Serviço Social na sua rotina desgastante e repetitiva de atuação, é o desenvolvimento de uma investigação no sentido de dar suporte ao profissional junto a sociedade quanto aos problemas existentes, no seu cotidiano.
Nesse sentido a ação investigativa atua com a intenção de mostrar outra