Relação entre o meio natural e o artificial
CAR – CENTRO DE ARTES
DAU – DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA DE ESTÉTICA E ARQUITETURA
Winnie Bruna de Souza Pereira
ANÁLISES DAS RELAÇÕES ENTRE NATURAL E ARTIFICIAL NO MEIO ARQUITETÔNICO E ALÉM
Profª Clara Luiza Miranda
Winnie Bruna de Souza Pereira
ANÁLISES DAS RELAÇÕES ENTRE NATURAL E ARTIFICIAL NO MEIO ARQUITETÔNICO E ALÉM Trabalho apresentado à disciplina de Estética e Arquitetura, sob orientação da Professora Clara Luiza Miranda, como requisito para a obtenção da nota parcial referente à aprovação naquela disciplina, no 6º período de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo.
ÍNDICE
1. Introdução
2. Uma Tentativa de Conceituar o Natural
3. Uma Tentativa de Conceituar o Artificial
4. Relação Natural x Artificial
5. Relacionando o eixo N6atural X Artificial a outros eixos do Espaço Arquitetural
6. Matérias – primas X Materiais de Construção
7. O Homem como Parte da Natureza
8. Conclusão
9. Bibliografia
1. INTRODUÇÃO
Para a contemplação dessa atividade da disciplina de Estética e Arquitetura, se desenvolverá ao longo deste trabalho uma análise das variadas relações entre Natural e Artificial, principalmente no que concerne ao espaço arquitetural e o papel do homem nesse contexto.
Ao longo dos anos vários filósofos e especialistas, como Hegel e até mesmo Platão divulgaram escritos com teses variadas sobre a conceituação de natureza e seu contraste com o mundo artificial. Essa discussão abrange não só o contexto da arquitetura, mas, outras diversas áreas, como ecologia, direito e as artes plásticas. Ela procura explicar a dimensão da vida, e o papel do